Vai construir? 05 tópicos essenciais para controle financeiro da obra
Sabemos que realizar uma obra requer uma boa gestão financeira, para que torne o projeto mais econômico e ágil, trazendo benefícios que vão além da economia, como por exemplo, materiais e mão de obra até uma entrega antes do prazo previsto.
Porém, a gestão financeira na construção civil apresenta, no entanto, desafios próprios. Isso porque geralmente tratam-se de valores altos, o que torna a gestão ainda mais complexa.
Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a contornar os problemas de gestão financeira e te ensinar a fazer o planejamento e o controle das suas finanças.
Vai construir? Conheça os 05 tópicos essenciais para controle financeiro da obra:
1. Faça um planejamento financeiro detalhado
Um planejamento financeiro detalhado envolve estimar custos; criar um cronograma de pagamentos; estabelecer um orçamento com base nas estimativas de custos e no cronograma de pagamentos; monitorar os custos e revisar e ajustar o planejamento financeiro à medida que o projeto evolui, considerando as mudanças nas condições do mercado ou no escopo do projeto.
2. Negocie com fornecedores
Uma boa estratégia é ter sempre várias opções de fornecedores, depender de um único pode trazer boas dores de cabeça. Além disso, crie relações duradouras com eles, isso trará boas negociações baseadas em confiança.
3. Controle os estoques de materiais
Saiba quais são os produtos armazenados e classifique-os, criando um sistema de organização que proporcione encontrar e repor os materiais de maneira eficiente; ter cuidado com o armazenamento dos materiais, cada item deve ter o seu lugar; ter controle sobre a entrada e saída de materiais, documentar cada movimentação é essencial, entrada em estoque, saída de estoque e transferências.
4. Acompanhe o fluxo de caixa frequentemente
O controle diário do fluxo caixa é fundamental para o sucesso de uma obra, ele auxilia no planejamento estratégico para o aumento das receitas ou redução das despesas. Através dele é possível verificar quaisquer erros ou gargalos, possibilitando aos gestores da obra uma visão completa em relação às entradas e saídas de dinheiro.
5. Elabore e gerencie um orçamento preciso
Para realizar um orçamento dependemos de sete fatores:
Primeiro, tenha o projeto executivo e o memorial descritivo da obra que indique quantos e quais materiais serão utilizados para sua execução;
Segundo, realize uma lista dos serviços a serem executados considerando uma composição de preço específica;
Terceiro, pondere os custos diretos e indiretos. Quando falamos de custos diretos, estamos falando de itens para a obra, como: estruturas, materiais de construção, metais, revestimentos, objetos para instalações elétricas e hidráulicas, louças, etc;
Quarto, tenha conhecimento sobre taxas, impostos e o lucro que se deseja ter com a obra, pois quando estes elementos não são considerados e o valor não é repassado ao cliente, o lucro se torna inexistente;
Quinto, realize o cálculo do BDI da obra. O termo BDI é uma abreviação de Benefícios e Despesas Indiretas, e está relacionado com a porcentagem de custos indiretos e dos lucros de uma obra.
Por último, o sexto tópico está relacionado ao preço de venda da obra. Ele deve ser considerado somando os custos mais os lucros. Neste momento é importante verificar e revisar todos os itens inclusos
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado! Para mais informações, entre em contato com a Performs Engenharia.